15/01/11

Navio Hosptal Gil Eannes

O navio hospital Gil Eannes foi construído em 1955 nos estaleiros de Viana do Castelo com a missão de apoiar a frota bacalhoeira da Terra Nova e Gronelândia. Embora a assistência hospitalar fosse a sua principal função, foi também navio capitania, correio, rebocador, quebra gelos, garantindo o abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

A partir de 1963 passou a fazer viagens comerciais como navio frigorífico e de passageiros entre as campanhas da pesca, realizando a sua última viagem á frota bacalhoeira em 1973. Depois e algum tempo parado, retoma a actividade 1975 como navio frigorífico fazendo cargas regulares de bacalhau seco entre a Noruega e Lisboa, tendo findado a sua actividade em 1984.

Manteve-se atracado na doca de Alcântara, em Lisboa até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997, mas movimentos de defesa do património marítimo nacional com a ajuda do município de Viana do Castelo conseguiram resgata-lo da sucata e em 1998 após reabilitação nos estaleiros de Viana do Castelo é transformado em museu e pousada da juventude,
encontrando-se actualmente no porto comercial desta cidade para quem quiser visita-lo.










Sem comentários: