04/06/09

"Com mil raios e trovões..."

Esta expressão não pode ser senão do Capitão Archibald Haddock, personagem da série de banda desenhada "As aventuras de Tintim", criado pelo belga Hergé. É um oficial do mar trapalhão, de bom carácter e parceiro valioso de Tintim nas suas aventuras.

Na boca do Capitão, qualquer palavra pode tornar-se um insulto. O seu vocabulário é tão extenso que deu direito a um dicionário de pragas, contendo explicações sobre os xingamentos. Alguns não chegam a espantar, como "babuíno", "herege" ou "sacripanta", outros não têm qualquer sentido ofensivo a não ser quando proferidos por Haddock, como "catacrese", "giroscópio" ou "logaritmo".

A criatividade nos insultos não estava somente na escolha das palavras, mas também na sua combinação, era comum uma série de impropérios começar com "bando de..." ou "espécie de...". Haddock também gostava de inventar expressões novas para atacar os seus oponentes como "astronauta de água doce", "coruja mal empalhada" ou "Mussolini de Carnaval", mas nenhuma mais famosa que "com mil raios" ou "com mil raios e trovões" ou ainda "com mil trovões e trovoadas".


1 comentário:

Raquel Sabino Pereira disse...

AH AH AH!!! Genial!!! O meu preferido, imediatamente seguido pelo Corto Maltese!!!

Obrigada pelos comentários e pelos links!!!