10/12/08

"Yamal" - Parte 1

O "Yamal" é um quebra gelos nuclear Russo da "Mursmansk Shipping Company" e é o mais novo de 5 navios da classe "Arktika" da era Soviética, deve o seu nome á Península "Yamal" (Sibéria) que significa "fim da terra". Assentou quilha em 1986 em St. Peterburg e na altura em que foi lançada ao mar em 1992, na Rússia o comunismo já tinha terminado. Com o objectivo de manter as rotas de navegação abertas durante o inverno a noroeste da Rússia, actualmente é utilizado em cruzeiros ao pólo norte.

O "Yamal" está equipado com duplo casco, o casco exterior possui 48 mm de espessura, com um revestimento de polímero para reduzir o atrito. Os tanques de lastro podem ser utilizados como ajuda para quebrar o gelo. O navio possui ainda um sistema de ar comprimido que debita 24 m3/s de ar abaixo da superfície, como forma de separar o gelo.

O "Yamal" é considerado um dos maiores e sofisticados quebra gelos do mundo, apesar de operar nos mares do Artico, vê se impossibilitado de se deslocar á Antardida devido ao seu sistema de refrigeração necessitar das águas geladas do Artico para arrefecer os seus reactores nucleares e a passagem por águas mais quentes dos trópicos inviabiliza essa viagem.


Sem comentários: