30/12/11

Banhadas

18/12/11

NRP Afonso de Albuquerque

NRP Afonso de Albuquerque foi um navio da marinha portuguesa destruído em combate, durante a invasão de Goa pela União Indiana em 18 de Dezembro de 1961. Fica aqui a história em memória daqueles que pereceram em combate e aos que ficaram feridos.

Com a invasão iminente, ás 11h00 o porto de
Mormegão onde o navio está fundeado é bombardeado pela força aérea indiana; ás 12h00 a marinha indiana entra no porto com fogo de artilharia. Ao mesmo tempo o comandante Cunha Aragão dá ordem para levantar âncora e dirigir-se para o inimigo. Sob fogo inimigo Afonso de Albuquerque consegue atingir uma fragata indiana colocando fora de combate; ás 12h20 é atingindo com gravidade ficando o comandante ferido sendo substituído pelo imediato; ás 12h35 com as máquinas inoperacionais é encalhado na praia de Bandolim e usado como bateria de artilharia fixa; ás 12h50 é dada a ordem ao pessoal não essencial para abandonar o navio ficando em combate até cerca das 13h10.

Durante o combate calcula-se que Afonso de Albuquerque tenha disparado quase 400 tiros de artilharia, sofrendo 5 mortos e 13 feridos. Enfrentou um inimigo com maior numero de navios e capacidade de fogo, com uma vantagem de 90 para 1. A heroicidade da guarnição do Afonso de Albuquerque foi reconhecida pelo próprio inimigo, sendo o comandante Cunha Aragão visitado no hospital pelos comandantes dos navios inimigos.




01/12/11

Pin-Up

30/11/11

Banhadas

10/11/11

Capitão Jack Sparrow

Interpretado pelo actor Johnny Depp, é um pirata fictício e personagem principal da trilogia da Disney Os Piratas das Caraíbas: "Maldição do Pérola Negra" (2003), "O Baú da Morte" (2006) e "No Fim do Mundo" (2007). Conta entre outros actores com Keira Knightley (Elizabeth Swann) e Orlando Bloom (Will Turner) como companheiros de aventuras do Capitão Jack Sparrow.


01/11/11

Pin-Up

30/10/11

Banhadas

15/10/11

Barba Vermelha

Os piratas, senhores dos mares, tremem de pavor quando avistam um barco em que viaje Astérix e Obélix, que por alguma razão inexplicável acabam apanhando e com seu lindo navio afundado. Os mais carismáticos piratas desta tripulação são o Barba Vermelha (chefe), o Baba (Negro), o 3 Pernas (Velho) e o Erik (Loiro).


01/10/11

Pin-Up

30/09/11

Banhadas

15/09/11

Simbad

Simbad é o nome de uma lendária história de origem persa sobre um marinheiro, durante o Califado Abássidas, que tem numerosas e fantásticas aventuras durante as suas viagens através dos mares orientais de África e Sul da Ásia. A colecção dos contos que compõem "The Seven Voyages of Sinbad the Sailor" (As Sete Viagens de Simbad) é o conto 133 no volume 6 da tradução de Sir Richard Burton das Mil e Uma Noites. A grafia do nome varia muito de país para país. Na cultura popular Simbad permanece como uma das narrativas mais populares das Mil e Uma noites, tendo as suas histórias já sido adaptadas desde o cinema aos desenhos animados passando pela banda desenhada.



01/09/11

Tatoo

30/08/11

Banhadas

15/08/11

Carrancas

As figuras de proa dos navios, também chamadas de carrancas, remontam à antiga civilização egípcia como forma de prestigio e possuíam imagens humanas ou de animais. Também os fenícios, os romanos e os gregos usaram o mesmo tipo de ornamento nas suas embarcações como o fizeram os portugueses na época dos Descobrimentos. Apesar de se ter assistido durante o século XX, carrancas em alguns navios a vapor foi algo que caiu em desuso. Aqui fica a carranca do veleiro norueguês "Christian Raddich", um excelente trabalho de ornamentação, que fica sempre bem em qualquer veleiro!

30/07/11

Banhadas

15/07/11

Capitão Nemo

Capitão Nemo é uma personagem que aparece em 2 aventuras de ficção escritas por Júlio Verne: "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1870) e a "Ilha Misteriosa" (1874). Descontente com a destruição que a sociedade do século XIX provoca no mundo com as suas guerras e opressão, Nemo utiliza o seu vasto conhecimento cientifico para construir um submarino eléctrico que o utiliza contra os navios de guerra das poderosas nações responsáveis pela morte da sua família, que o confundem com um monstro marinho. Nemo significa em latim "Ninguém", nome apropriado pois pouco se sabe a seu respeito, segundo outro livro de Júlio Verne, provavelmente Capitão Nemo é o príncipe indiano Dakkar que perdeu a sua família e isso teria dado origem á sua frustração com a sociedade.




01/07/11

Pin-Up

30/06/11

Banhadas

15/06/11

Capitão Horatio Mc Callister

Personagem da série "Os Simpsons", é o marinheiro mais conhecido da cidade de Springfield, as suas histórias de grandes navegações nunca passaram de histórias de pescador. Além de capitão de várias embarcações é dono do restaurante "O Holandês Fritador", não gosta dos Simpsons e costuma usar muito a língua dos marinheiros como "arr", "harr", "ahoy" e "aye".



01/06/11

Tatoo

30/05/11

Banhadas

15/05/11

Hagar, O Terrível

Hagar, O Terrível é o nome do personagem principal de banda desenhada criado em 1973 por Dik Browne. Em Portugal, costumava vir diariamente no jornal "Correio da Manhã", razão pela qual este era o meu único jornal de referência mas infelizmente deixaram de publicar as aventuras deste viking que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e vive um constante drama familiar .


01/05/11

Pin-Up

30/04/11

Banhadas

15/04/11

Jolly Roger

Jolly Roger é o nome dado ás típicas bandeiras piratas e cada capitão pirata tinha uma Jolly Roger diferente. Estas bandeiras muitas vezes tinham símbolos de morte ou destruição cujo significado queria dizer que o pirata desejava a morte com o intuito de provocar terror ás suas vitimas e assim conseguir uma rendição rápida. A Jolly Roger clássica era representada por uma bandeira de fundo negro com caveira branca e com dois ossos cruzados, mas existiam outras, vermelhas muito mais temíveis que queriam dizer que não iria existir misericórdia durante a batalha.


01/04/11

Tatoo

30/03/11

Banhadas

15/03/11

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas ou Triângulo do Diabo situado no oceano atlântico, entre as ilhas Bermudas, Porto Rico e Fort Lauderdale (Florida) com uma área aproximadamente de 1,1 milhões de Km2, ficou famosa pelos vários desaparecimentos atribuídos a causas extrafisicas ou sobrenaturais. Alguns cientistas atribuem causas naturais a estes fenómenos e uma explicação já comprovada na prática é de as erupções de metano poderem provocar alterações no estado do mar suficientes para afundar uma embarcação.



01/03/11

Pin-Up

28/02/11

Banhadas

15/02/11

Capitão Jacques-Yves Cousteau

Jacques-Yves Cousteau (1910 - 1997) deixou a sua marca para sempre no planeta e nos oceanos, graças aos seus documentários televisivos milhões de espectadores poderam como eu presenciar o que de extraordinário existia no mundo animal principalmente no meio aquático. Recordo me bem do documentário na Amazónia onde Jacques Cousteau teve oportunidade de nadar com piranhas e uma anaconda. Este homem foi ainda um dos inventores do aqualung, o equipamento de mergulho autónomo que substitui os pesados escafandros. Em 1965 criou uma casa submarina onde seis pessoas viveram por um mês a 100 metros de profundidade. A sua herança está depositada numa organização criada pelo próprio Cousteau, a Fundação Cousteau mais tarde com o nome Equipe Cousteau.


01/02/11

Pin-Up

Pin-Up

30/01/11

Banhadas

15/01/11

Navio Hosptal Gil Eannes

O navio hospital Gil Eannes foi construído em 1955 nos estaleiros de Viana do Castelo com a missão de apoiar a frota bacalhoeira da Terra Nova e Gronelândia. Embora a assistência hospitalar fosse a sua principal função, foi também navio capitania, correio, rebocador, quebra gelos, garantindo o abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

A partir de 1963 passou a fazer viagens comerciais como navio frigorífico e de passageiros entre as campanhas da pesca, realizando a sua última viagem á frota bacalhoeira em 1973. Depois e algum tempo parado, retoma a actividade 1975 como navio frigorífico fazendo cargas regulares de bacalhau seco entre a Noruega e Lisboa, tendo findado a sua actividade em 1984.

Manteve-se atracado na doca de Alcântara, em Lisboa até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997, mas movimentos de defesa do património marítimo nacional com a ajuda do município de Viana do Castelo conseguiram resgata-lo da sucata e em 1998 após reabilitação nos estaleiros de Viana do Castelo é transformado em museu e pousada da juventude,
encontrando-se actualmente no porto comercial desta cidade para quem quiser visita-lo.










01/01/11

Pin-Up