30/06/09

Banhadas

15/06/09

À boleia do vento

Como o combustível está caro e continua a poluir, nada melhor que utilizar a força do vento para mover os navios que atravessam os oceanos. A ideia vem da empresa alemã "Skysails" e foi aplicada ao navio "MS Beluga Skysails" da "Beluga Shipping". Consiste numa enorme asa aerodinâmica cheia de hélio a lembrar uma asa de Kitesurfing ou um enorme papagaio que permite poupar cerca de 30% do consumo de combustível.

04/06/09

"Com mil raios e trovões..."

Esta expressão não pode ser senão do Capitão Archibald Haddock, personagem da série de banda desenhada "As aventuras de Tintim", criado pelo belga Hergé. É um oficial do mar trapalhão, de bom carácter e parceiro valioso de Tintim nas suas aventuras.

Na boca do Capitão, qualquer palavra pode tornar-se um insulto. O seu vocabulário é tão extenso que deu direito a um dicionário de pragas, contendo explicações sobre os xingamentos. Alguns não chegam a espantar, como "babuíno", "herege" ou "sacripanta", outros não têm qualquer sentido ofensivo a não ser quando proferidos por Haddock, como "catacrese", "giroscópio" ou "logaritmo".

A criatividade nos insultos não estava somente na escolha das palavras, mas também na sua combinação, era comum uma série de impropérios começar com "bando de..." ou "espécie de...". Haddock também gostava de inventar expressões novas para atacar os seus oponentes como "astronauta de água doce", "coruja mal empalhada" ou "Mussolini de Carnaval", mas nenhuma mais famosa que "com mil raios" ou "com mil raios e trovões" ou ainda "com mil trovões e trovoadas".