24/12/08

Boas Festas a todos!

Estou em "Ust Luga" mais concretamente na Rússia, possivelmente vou passar o Natal a navegar, em onda de saudações natalícias deixo-vos com uma canção de Natal, a todos Boas Festas!!!


20/12/08

"Yamal" - Parte 2

Mais algumas curiosidades sobre este extraordinário navio, que possui de Comprimento 150 m, Boca 30 m, Calado 11.08, altura 55m (da quilha ao cabeço do mastro) e de deslocamento 23455 toneladas. A velocidade máxima é de 22 nós (40 Km/h), velocidade de cruzeiro de 19.5 nós (35 Km/h) em águas calmas. Gelo com espessura de 2.3 m pode ser quebrado a 3 nós (5.5 Km/h). A espessura máxima que pode penetrar está estimada em 5m, apesar de blocos de 9m já terem sido quebrados.

A energia é fornecida por 2 reactores nucleares refrigerados a água, contendo cada um 245 barras de urânico enriquecido. Cada reactor pesa 16 toneladas e estão num compartimento estanque a uma pressão negativa para evitar fugas de radioactividade para o exterior. O combustível máximo utilizado é de 300 gramas de isótopos de urânico pesado por dia quando quebra gelo fino.

As luzes potentes são utilizada para as operações no escuro do inverno. A proa no ponto mais forte tem uma espessura de 480 mm que é o mesmo que a diagonal de um monitor de computador de 19 polegadas. O casco é duplo, com o casco exterior com uma espessura
de 48 mm em contacto com o gelo e noutros locais 25 mm.

O núcleo do reactor é usado para aquecer a água e produzir vapor pressurizado a 3 kg cm2. Cada reactor tem 4 caldeiras, cada conjunto de 4 caldeiras move 2 turbinas a vapor as quais possuem 3 geradores (12 geradores no total). Os geradores alimentam motores eléctricos que estão ligados a veios propulsores. Cada motor debita 2500 HP num número de 3. No total o navio pode desenvolver 75000HP ou 55.3 MW suficiente para iluminar uma cidade com 18750 casas.


10/12/08

"Yamal" - Parte 1

O "Yamal" é um quebra gelos nuclear Russo da "Mursmansk Shipping Company" e é o mais novo de 5 navios da classe "Arktika" da era Soviética, deve o seu nome á Península "Yamal" (Sibéria) que significa "fim da terra". Assentou quilha em 1986 em St. Peterburg e na altura em que foi lançada ao mar em 1992, na Rússia o comunismo já tinha terminado. Com o objectivo de manter as rotas de navegação abertas durante o inverno a noroeste da Rússia, actualmente é utilizado em cruzeiros ao pólo norte.

O "Yamal" está equipado com duplo casco, o casco exterior possui 48 mm de espessura, com um revestimento de polímero para reduzir o atrito. Os tanques de lastro podem ser utilizados como ajuda para quebrar o gelo. O navio possui ainda um sistema de ar comprimido que debita 24 m3/s de ar abaixo da superfície, como forma de separar o gelo.

O "Yamal" é considerado um dos maiores e sofisticados quebra gelos do mundo, apesar de operar nos mares do Artico, vê se impossibilitado de se deslocar á Antardida devido ao seu sistema de refrigeração necessitar das águas geladas do Artico para arrefecer os seus reactores nucleares e a passagem por águas mais quentes dos trópicos inviabiliza essa viagem.