30/11/10

Banhadas

10/11/10

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos ergue-se na margem direita do rio Tejo, em Belém na cidade de Lisboa a homenagear os descobrimentos portugueses. Inaugurado em 1960 aquando dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, é uma réplica do que foi construído para a exposição do mundo português (1940). Tem a forma de uma caravela estilizada, com o escudo de Portugal nos lados e a espada da casa real de Avis sobre a entrada.

O Infante D. Henrique, o Navegador ergue-se á proa com uma caravela nas mãos e em duas fila descendentes de cada lado do monumento estão os heróis portugueses ligados aos descobrimentos. A norte do monumento, uma rosa dos ventos de 50 metros de diâmetro, desenhada no chão, oferta de África do Sul em 1960. O mapa central, pontilhado de galeões e sereias mostra as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI.

Com 52 metros de altura, possui um elevador até ao 6.º piso e uma escada que vai até ao topo de onde se pode usufruir de um belo panorama da zona de Belém e do rio Tejo, possui ainda uma cave que é usada para exposições temporárias.

01/11/10

Pin-Up