30/10/09

Banhadas

20/10/09

Sta Maria Manuela

Este antigo bacalhoeiro juntamente com o "Argus", gémeos do "Creoula" vão ser recuperados pela empresa Aveirense "Pascoal" e deles espero que façam bom uso para que as futuras gerações não percam o contacto com o mar!

O vídeo seguinte é um documentário realizado 1966 com tema "The White Ships", sobre a frota bacalhoeira nos mares do Canáda, onde se pode ver como era o SMM nesse tempo e como era dura a vida dos pescadores!

19/10/09

Será que já me regaram as flores?!!!!!

Caros amigos, estou de volta ao mar, rumo à Madeira, com estadia todas as semanas em Lisboa. Não é mau, mas primeiro está o trabalho. Vou estar no "Insular" (foto) da mesma empresa ("Transinsular") do meu camarada Fernando Ferreira ("Sete Cidades").

16/10/09

Preciso de um favor!!!!!!!!!

Vou estar fora por uns tempos, será que alguém me pode regar as flores, obrigado!

12/10/09

À noite todos os gatos são pardos

Esta expressão aplica-se bem aos piratas somalis, que no passado dia 7 de Outubro, atacaram durante a noite um navio militar de abastecimento francês, confundindo-o com um navio mercante. Os militares conseguiram repelir o ataque, capturando uma das embarcações piratas.

10/10/09

Vagalhões

Termo brasileiro, para designar ondas enormes que se formam no oceano, aparentemente de forma aleatória, responsáveis pelo afundamento de muitos navios, como do cargueiro Munchen em 1978. Este fenómeno ainda não encontrou consenso entre a comunidade cientifica e os vários modelos matemáticos tem sido ultrapassados pelas evidências, como aconteceu em 1995, quando uma onda com 30 metros de altura atingiu a plataforma petrolífera Draupner.


05/10/09

À procura de embarque

À semelhança do que fiz para os armadores, coloco também neste blog uma lista de empresas de gestão de tripulações.

Armadores

Na lateral deste blog estou a colocar uma lista de armadores nacionais ou de outras nacionalidades que tenham tripulação portuguesa. A lista vai aumentando à medida que vou tomando conhecimento de novidades. Aguardo a vossa colaboração, obrigado!

01/10/09

Febre amarela

Aviso à navegação! Quem precisar de apanhar a vacinação da "febre amarela", pode deslocar-se ao Instituto de Medicina Tropical, ao lado do Hospital Egas Moniz, em Lisboa. Mas tem que ir primeiro a uma consulta e só depois pode apanhar a vacinação. De outra forma pode ir ao Centro de Saúde de 7 Rios, mas tem que levar uma prescrição do médico de família.

A vacinação da febre amarela, é exigida ao marítimos, devido a viagens que possam fazer ao continente africano, bem como ter a outra vacinação em dia, especialmente o tétano.